Paróquia de Taiobeiras comemora 90 anos

Tríduo comemorativo foi marcado por antigas lembranças dos fiéis católicos. Foto: Ascom.

Na terça (20/05) os católicos de Taiobeiras celebraram os 90 anos da criação da Paróquia São Sebastião, santo que também é o padroeiro da cidade. A paróquia foi criada em 20 de maio de 1935, quando o distrito Bom Jardim das Taiobeiras ainda pertencia à Salinas. A emancipação só aconteceu 18 anos depois, em 1953.

O nonagenário foi comemorado com um tríduo, entre os dias 17 e 20 de maio, e marcado por lembranças e homenagens, especialmente quando vídeos de ex-párocos foram exigidos, fazendo com que os fiéis resgatassem antigas memórias e agens.

A história – Conforme o historiador e professor Levon Nascimento, a fé católica em Taiobeiras é registrada desde o final do século XIX, quando a localidade ainda pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Rio Pardo de Minas. No dia 02 de julho de 1897, o pároco Esperidião Gonçalves dos Santos, benzeu e inaugurou o Santo Cruzeiro dos Martírios no povoado, que há 128 anos é um marco da religiosidade taiobeirense.

Posteriormente, surgiu a primeira capela, construída por Vitoriano Pereira Costa, proprietário do Sítio Bom Jardim. “Ela foi erguida no local onde hoje se encontra a Praça Joaquim Teixeira, nos fundos do atual Mercado Municipal. Essa capela simples, mas significativa, seria o embrião da futura Paróquia São Sebastião de Taiobeiras”, conta o historiador Levon.

Em 1924, quando Taiobeiras era distrito de Salinas, a capela foi ampliada por meio de campanha realizada pela moradora Raquel Torres. No simples templo, várias pessoas renomadas da época foram sepultadas em seu interior, como Martinho Antônio Rêgo, o primeiro vereador de Taiobeiras.

Em 1939, uma segunda ampliação foi realizada na capela, dessa vez promovida por Frei Acário Heuvel, então da recém-criada paróquia de Taiobeiras, estrutura que permaneceu até 1962, quando foi lamentavelmente demolida.

Oficialmente, a Paróquia São Sebastião de Taiobeiras, foi criada em 20 de maio de 1935, por decreto do bispo diocesano de Montes Claros, Dom João Antônio Pimenta, sendo desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Salinas. Mas foi apenas em 1941, com a chegada de Frei Jucundiano de Kok, primeiro pároco efetivo de Taiobeiras, que se iniciaria a construção da nova e atual matriz de São Sebastião, localizada na praça principal da cidade.

Comentários